Esta é a última semana para ver a exposição Queremos Miles – Miles Davis, a Lenda do Jazz no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio deJaneiro, que fica lá até quarta-feira (28). Mostra, através de ambientes temáticos, toda a carreira de um dos maiores ícones do jazz mundial. Com um clima envolvente e cenográfico que conta com salas acústicas que contam tudo sobre a carreira de Miles Davis.
As peças e, exposição são bem direcionadas em todas as salas, de inicio se encontram fotos da infância do artista com sua família e com amigos da juventude em Illinois, nos Estados Unidos. Raridades como o diploma de “High School” (equivalente ao nosso ensino médio) estão expostas lá junto com seus primeiros instrumentos.
Em cada sala que se entrava o visitante era convidado a visitar uma nova fase da carreira de Miles e o som ambiente era montado em cima de cada fase, assim é possível ler, ver e ouvir cada parte da vida e obra do artista, passando pelo bebop, seus grandes quintetos e Sextetos, a fase com Gil Evans, o marcante disco Kind of Blue e sua influencia no mundo da música e as fases elétricas de Miles, já nos anos 1970, onde ele abriu os horizontes do jazz para novos caminhos, misturando-se com a música pop.
O material em exposição também continha uma série de instrumentos pessoais, dele e de seus músicos, manuscritos de partituras de seus maiores clássicos, capas de discos, tudo isso acompanhado de painéis que contam a história por trás de cada fase, de cada disco, de cada música. Verdadeiramente uma viagem musical na obra de Miles Davis.
O Centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua Primeiro de Março, 66 - Centro do Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário