terça-feira, 30 de agosto de 2011

Fé e Natureza em São Gonçalo com o Projeto Remoma

Uma idéia que está misturando natureza, turismo, arte e religiosidade esta mudando o visual e do morro situado atrás da Igreja Matriz de São Gonçalo, no centro da cidade. O projeto chamado de Reflorestamento do Morro da Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, ou simplesmente Remoma, conta com um pequeno grupo de voluntários liderados pelo biólogo e entusiasta Marcos Dias.
Cerca de 350 mudas foram plantadas (foto:Renato Fonseca/O São Gonçalo)


Tudo começou involuntariamente no ano de 2002 quando um grupo do COR Jovem (Círculo de Orientação Religiosa). “Na verdade decidimos pintar o cruzeiro que estava esquecido. O padre Fausto, que estava na comunidade na época, gostou da ideia e começamos tudo em ainda em 2002”, lembra o biólogo.
Algum tempo depois um incêndio atingiu o morro atrás da igreja, que é onde se localiza o Cruzeiro, e Marcos se mobilizou para reflorestar todo o local. Em 2005, quando padre Ademar assumiu a Paróquia ele expôs seus planos e o clérigo deu carta branca para que começasse os trabalhos. Assim, em naquele ano nascia oficialmente o Projeto Remoma.
Em poucos nos de trabalho muito já foi alcançado. Até hoje já foram plantadas mais de 350 mudas de árvores da mata atlântica vindas de hortos e doadas pela prefeitura, mas de um tempo para cá elas estão sendo produzidas em um viveiro construído dentro do pátio da igreja. Ao lado deste viveiro está sendo construída uma trilha natural que leva até o cruzeiro, instaurado em 1947 em comemoração aos 300 anos da igreja.
Além do trabalho de reflorestamento o grupo faz também trabalhos de conscientização ambiental com os moradores da comunidade Nossa Senhora das Graças. Ensinando a como fazer o recolhimento do lixo e conseguindo uma caçamba para que as pessoas possam despejá-los.
Admirador do trabalho, o artesão Paulo Nunes, de 66 anos, se ofereceu para retirar do papel um antigo sonho fies da igreja: a construção de uma Via Sacra dentro da propriedade da igreja. “Este é um trabalho lindo que temos que dar total apoio. Eu, como estou aposentado, posso me doar e ajudar mais neste trabalho”, disse.
A dupla então decidiu fazer o caminho de Jesus até a cruz ao longo da trilha ecológica que o pátio da matriz até o mirante que será construído próximo ao cruzeiro. Uma cruz será fincada representando cada estação e a última será representada pelo cruzeiro antigo pregado em 1947. Nunes disse que a princípio apenas a primeira estação terá imagens esculpidas por ele diretamente no cimento. “Aqui eu fiz Jesus ao lado de Pôncio Pilatos e também discípulos, mas ainda não está pronto. Ainda vou fazer São José e Nossa Senhora ao lado”, disse o artesão.
Marcos Dias disse que a próxima aço de reflorestamento será no dia 25 de setembro às oito horas da manhã e quem quiser participar basta ir até lá com roupas adequadas e muita disposição. “A frente do projeto somos três pessoas, mas quando fazemos ações de reflorestamento reunimos mais de 30 pessoas, mas temos mais de 300 participando. A dificuldade é que este é um trabalho voluntário e as pessoas nem sempre têm um tempo disponível e nós entendemos isso, então quanto mais pessoas quiserem ajudar será melhor”, afirma.
Quem quiser sabre mais sobre o Projeto Remoma pode entrar em contato com eles através do sítio do projeto ou mandar um e-mail para o grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário